Wednesday, January 18, 2012

Existe uma diferença entre paciência e passividade.

Paciência é quando espera-se, deliberadamente e conscientemente, pois o tempo de agir não é aquele. Paciência tem a ver com atitude, com análise da situação e com a decisão de deixar passar o tempo.

Passividade é quando não se faz nada por receio de dar errado. Ou quando, simplesmente, deixa-se para lá.
Passividade tem a ver com falta de atitude, com sensação de impotência.

O problema é quando uma situação começa em paciência e termina em passividade.

Tive em minha vida muita tendência à passividade. Eu já devo ter escrito aqui, mas sempre tive resistência a mudar, mesmo que minha vida fosse ficar melhor depois. Eu não quero mais isto para mim.

Tenho que encarar as consequências dos meus atos. E definir os limites da minha paciência. Não posso simplesmente me omitir e deixar para lá. Ou ficar esperando para sempre.

E, por mais que eu respeite os sentimentos alheios, não posso ficar eternamente em segundo plano, reagindo.

Não é nada pessoal. Não tenho intenção de atropelar nada. Não tenho intenção de machucar ninguém. Muito pelo contrário, eu estou absolutamente ciente do que minhas atitudes podem acarretar.

Mas eu tenho que pensar em mim um pouco também. Um pouco não, bastante. Tenho que pensar no que é melhor para mim.

Não vejo outra alternativa, infelizmente. Mas eu quero ser feliz.

A hora de ser paciente acabou.

No comments: