Wednesday, October 06, 2004

De um ponto de vista racional, tudo é determinístico. Somos produto do meio, nossas atitudes estão profundamente ligadas aos estímulos sensoriais e às experiências que vivenciamos. Entrada/saída. Modelo de rede neuronal. Então... porque complicamos tanto as coisas? Ok, o ser humano é inerentemente complexo, multidimensional, e o número de variáveis em qualquer tipo de situacão é esmagador. Mas onde entram as ESCOLHAS? Será mesmo que a idéia de escolha, livre arbítrio, é uma ilusão? De uma coisa eu tenho certeza... Se temos escolhas, escolhemos complicar sensivelmente as coisas... E isso em detrimento de nossa própria felicidade. Masoquismo? Ou simplesmente uma deficiência que temos? Melhor dizendo... Característica natural ou efeito do ambiente?

Fato: Sempre que eu tento simplificar as coisas, descomplicar, acabo aumentando a complexidade em uma ordem de grandeza. Então, acho que está na hora de aceitar a magnitude da confusão...

Fato: Eu não consigo ser tolerante com os defeitos de outras pessoas como gostaria... Mas acho que sou mais tolerante do que no fundo deveria. Quanto a isso... Depois eu penso.

Fato: Em vez de tentar tão ativamente não me afastar do ponto de equilíbrio, acho que eu deveria deixar a gravidade atuar.

No comments: